Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Notícias Saúde

Banco de Sangue de Porangatu inicia 2022 com queda no número de doadores

A Rede Estadual de Hemocentros alerta para níveis críticos no estoque de sangue e plaquetas em Goiás

Banco de Sangue de Porangatu inicia 2022 com queda no número de doadores
Unidade disponibiliza sangue e plaquetas.
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo registrou neste mês de janeiro um déficit de 41% em seu estoque de sangue e hemocomponentes. Nesse mesmo período, em 2021, o déficit era de 22%.  De acordo com a diretoria estadual da Rede Hemo, diante do aumento de casos de covid-19 e influenza, muitos doadores frequentes deixaram de ir ao Hemocentro neste período de férias, enquanto a demanda por sangue aumentou.

Em Porangatu temos uma unidade de coleta preparada para atender a população, inclusive nesta semana recebemos em nossa rede a biomédica Samira Campos, representante da Hemorrede de Porangatu para falarmos sobre a importância da população abraçar essa causa. 

Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a dose de Coronavac, e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar. Já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.


Agendamento
Desde o mês de maio de 2021, a UCT de Porangatu passou a oferecer o serviço de agendamento das doações de sangue pela internet, no endereço agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone (62) 3362-5140. O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia da Covid-19. Além disso, a Hemorrede Pública de Goiás adotou todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para segurança dos doadores em suas unidades.

Onde Doar?
A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Porangatu fica na Rua 04 esq. com a Rua 07, L. 13, s/nº, Bairro Planalto, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!