Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Notícias Saúde

Dia “D” da vacinação contra a influenza e sarampo será neste sábado, dia 30

Todos aqueles que fazem parte do grupo prioritário poderão se vacinar.

Dia “D” da vacinação contra a influenza e sarampo será neste sábado, dia 30
Imagem: Evandro Alves da Rede Serra Azul.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria Municipal de Saúde de Porangatu-GO irá realizar neste sábado (30) o dia “D” de vacinação contra Influenza e Sarampo. A ação preventiva ocorrerá das 7h30 às 17h em cinco postos de saúde, nos ESF Jardim Brasília,  ESF São Francisco, ESF Central, ESF Sol Nascente e ESF Grupiara. 

SARAMPO

A imunização contra o sarampo pretende alcançar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde. Será utilizada a vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola. Além do dia D da campanha, a segunda etapa ocorrerá do dia 30 de abril a 3 de junho.

O objetivo é vacinar no mínimo 95% da população-alvo da campanha. Podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais da saúde.

INFLUENZA

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza acontece simultaneamente com a de sarampo, contemplando os grupos prioritários, conforme definição do Ministério da Saúde (MS). Essa vacinação tem particular relevância, pois protege populações vulneráveis em risco de desenvolver formas graves da doença, reduzindo, assim, o impacto das complicações respiratórias atribuídas a esses vírus, aliviando a sobrecarga no sistema de saúde.
 
Podem se vacinar gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, professores, população indígena, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade. 

É obrigatória a apresentação de documento pessoal para todos os grupos prioritários. Deve-se levar também o cartão de vacinação. As puérperas deverão mostrar documento pessoal e documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho ou cartão de gestante). Para pessoas com doenças crônicas, mantém-se a necessidade de prescrição médica ou relatório médico, que deverá ser apresentado no dia da vacinação.
 
Professores, trabalhadores da Saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiro Urbano e de Longo Curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários devem portar documento pessoal e documento que comprove vínculo ou categoria profissional (contracheque, crachá, etc).

META DE VACINAÇÃO DE PORANGATU – INFLUENZA E SARAMPO:

INFLUENZA: 11.267 pessoas
SARAMPO: 3.382 pessoas

FONTE/CRÉDITOS: Secom Prefeitura de Porangatu.
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!