Portal de Notícias Demonstrativo - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Notícias Saúde

Goiás já conta com 100 casos e 19 mortes por meningite em 2022

Em Goiás, a SES-GO destaca que não há surto da doença.

Goiás já conta com 100 casos e 19 mortes por meningite em 2022
Foto: Reprodução/Google
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A baixa procura pela vacina contra a meningite tem preocupado as autoridades. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, neste ano, foram registrados mais de 100 casos e 19 mortes. No ano passado, a doença fez 111 pacientes e 10 mortos. De acordo com Superintendente Estadual de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, Goiás não passa por um quadro grave de meningite, mas a cobertura vacinal abaixo da meta pode mudar a situação.

"Todas aquelas doenças que chamamos de imunopreviníveis, que são aquelas que são preveníveis com vacinas, devido a baixas coberturas, elas estão retornando ou acontecendo em forma de surto. Existe vacina disponível, principalmente para este tipo de meningite que provocou surtos em São Paulo, Minas Gerais, que é a meningite meningocócica tipo C. Então existe vacina, mas os pais não estão levando os filhos para vacinar. Lembrando que é um doença que pode causar sequelas graves e até a morte", destaca.

Outra doença que preocupa é a poliomielite, que também, segundo Flúvia, está muito longe de atingir a cobertura vacinal ideal. "A gente chegou a 70%, mas ainda está abaixo dos 95%. Esses 95% não são números mágicos, mas representam que uma cobertura desse tamanho da população de criança, principalmente de menos de 2 anos, a chance de retorno da doença é muito baixa ou nenhum, tanto que o Brasil tinha coberturas neste patamar."

As vacinas que protegem contra a meningite e poliomielite são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde e fazem parte do Programa Nacional de Imunização.

FONTE/CRÉDITOS: UNIMED (de Goiás)
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!